segunda-feira, 13 de abril de 2020

Caim

Autor: José Saramago
Fonte: Caim - Livro - WOOK. Disponível em: <https://www.wook.pt/livro/caim-jose-saramago/18941657>. Acesso em: 13 abr. 2020.
Editora: Porto Editora
Coleção: Obras de José Saramago
Edição: 13.ª
ISBN (international standard book number): 978-972-0-04985-8
Número de páginas: 146
Origem do livro: comprado
Comprar: Wook (afiliado)

Sinop
se: "A
 história dos homens é a história dos seus desentendimentos com deus, nem ele nos entende a nós, nem nós o entendemos a ele." José Saramago
Referência: Caim, José Saramago - Porto Editora. Disponível em: <https://www.portoeditora.pt/produtos/ficha/caim/18941657>. Acesso em: 19 abr. 2020.

"Caim" é uma obra que descreve e analisa passagens do Antigo Testamento. Trata-se de um livro não nostálgico, por vezes até humorístico, com trechos eróticos e satíricos. É um romance propenso à polémica pela censura mordaz às decisões divinas.
Consiste numa criação literária imperdível, escrita pelo Nobel da Literatura 1998.
Uma vez mais, esta narrativa poderá ser lida tanto por crentes como por ateus, pois instrui resumidamente sobre páginas bíblicas, independentemente da posição julgadora de Saramago, e as histórias do Antigo Testamento fazem parte da cultura geral.
A escrita é sublime, os acontecimentos são inigualavelmente retratados e os argumentos que o autor apresenta para refutar certas ações de Deus são, do modo como se desenrolam, indiscutíveis. Contudo, quem está a escrever esta crítica ao livro é alguém que nunca leu a Bíblia, conhecendo apenas aquilo que ouviu de párocos. Eventualmente, os teólogos poderão fazer uma resenha muito mais rica sobre esta obra controversa.
É difícil recordar pontos menos bons neste romance. Talvez os leitores não gostem da maneira particular de Saramago escrever, sem sinais de pontuação para além dos pontos finais e das vírgulas. Mas até nisto o autor é um génio, pois o leitor sabe perfeitamente quando se trata de uma pergunta ou quando uma outra personagem toma a palavra. Pode ser que "o evangelho segundo Jesus Cristo" seja a perfeição das suas ficções religiosas, pelo maior rigor de detalhes históricos. Contrariamente, em "Caim", várias passagens da Bíblia pré-Cristo condensam-se em 146 páginas rápidas de se ler.
A mensagem deste livro é que os episódios da Bíblia não são irreprováveis. Quem a ler deve questionar, julgar e tirar as próprias conclusões. Cada qual interpreta como bem entender. Saramago tirou as ilações que expõe neste "Caim". Muitos dos acontecimentos serão metáforas e alegorias. Esperam-se outras possíveis interpretações de entendidos na matéria.

Algumas citações:
  • "(...), o diabo que te assinalou, algum defeito te encontrou, (...)."
  • "(...), Pode ser que a minha verdade seja para ti mentira, Pode ser, sim, a dúvida é o privilégio de quem viveu muito, (...)."
  • "Diz-se que não há feito sem causa nem causa sem feito, (...)."


Abaixo, deixam-se as duas partes do frente-a-frente José Saramago versus Padre Joaquim Carreira das Neves sobre "Caim":
Fonte: José Saramago e Padre Carreira das Neves "Frente-a-Frente" no Jornal das 9 da SIC Parte I de II. SIC, 2009. Disponível em: http://videos.sapo.pt/TlFds5tBuhMm4gePVlpb (acedido em 20/04/2020).
Fonte: José Saramago e Padre Carreira das Neves "Frente-a-Frente" no Jornal das 9 da SIC Parte II de II. SIC, 2009. Disponível em: http://videos.sapo.pt/neSn2mw68WqM4jG59Zbe (acedido em 20/04/2020).

Caim mata Abel:
Fonte: Rubens, Peter Paul. Cain slaying Abel. London, United Kingdom: Courtauld Institute of Art, University of London, 1608-1609. Disponível em: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Peter_Paul_Rubens_-_Cain_slaying_Abel,_1608-1609.jpg (acedido em 20/04/2020).
Fonte: Doré, Gustave. The Death of Abel. Berlin, Germany: Berlin, Sammlung Archiv für Kunst und Geschichte, 1866. Disponível em: http://www.victorianweb.org/art/illustration/dore/bible/2.html (acedido em 21/04/2020).

Abraão e Isaque:
Fonte: Rembrandt. The Sacrifice of Isaac. Saint Petersburg, Russia: Hermitage Museum, 1635. Disponível em: https://en.wikipedia.org/wiki/The_Sacrifice_of_Isaac_(Rembrandt) (acedido em 21/04/2020).

Sem comentários:

Enviar um comentário